terça-feira, 10 de abril de 2012

EMBRIOLOGIA

Fases de Segmentação
O anfioxo apresenta a segmentação holoblástica igual. Veja a seguir como ocorre a fase de mórula e a fase de blástula no anfioxo. 

Mórula 

O zigoto sofre uma divisão celular (mitose), a qual dá origem a duas células chamadas blastômeros, que também se dividem formando quatro blastômeros, que novamente se dividem formando oito blastômeros, e assim sucessivamente. Desse modo, após consecutivas divisões, forma-se a mórula que possui forma esférica e compacta. A mórula é o nome dado ao embrião nesta fase do desenvolvimento, ou seja, após as consecutivas mitoses. 



Blástula 

A blástula é uma fase embrionária, que ocorre após a mórula, caracterizada por uma cavidade cheia de líquido que surgi no embrião na sua região mais interna. Tem forma globosa e é formada por uma única camada de células chamada blastoderma, e por uma camada mais interna chamada blastocela.


Formação do mesoblasto e da notocorda 


A mesentoderma forma três evaginações: uma central que dá origem à notocorda, e duas laterais que formam os somitos, cuja cavidade é o celoma. A parede de cada somito é formada pelo mesoblasto. 
Na fase da neurulação, o embrião, que está cortado transversalmente, apresenta as seguintes estruturas: 


Três folhetos embrionários: ectoderma, mesoderma, endoderma. 
Tubo neural 
Notocorda 
Intestino primitivo





Gastrulação


 é o nome do processo pelo qual ocorre uma invaginação nos tecidos do embriãoformando os folhetos embrionários. Em humanos, a gastrulação dá origem a um disco embrionário com três lâminas, ou três folhetos germinativos: endodermamesoderma e ectoderma, sendo caracterizados como triblásticos.
O endoderma dá origem aos tecidos de revestimento do sistema digestório, respiratório e às células de glândulas de órgãos como o fígado e pâncreas.
O ectoderma origina o sistema nervoso e a epiderme.
O mesoderma origina quase todo o restante.
Durante a gastrulação há a formação da notocorda e o embrião recebe o nome de gástrula.
Em humanos, na terceira semana forma-se a linha primitiva, que é um acúmulo de células do epiblasto e sua extremidade anterior forma o nó primitivo, evidenciando um eixo cefálico-caudal. A partir das células da linha primitiva formam-se as células do mesênquima, que origina o mesoderma. O epiblasto origina o ectoderma e o hipoblasto origina o endoderma.
A notocorda começa ser formada quando algumas células do mesênquima migram na região do nó cefálico e crescendoentre o mesoderma e o ectoderma.
Na região caudal da linha primitiva forma-se a membrana cloacal, que dará origem ao ânus.
A linha primitiva degenera, porém se persistir em humanos dá origem a um tumor chamado teratoma.
Por volta da segunda semana forma-se o alantóide, que tem função na atividade respiratória e é local para armazenar urina de embriões de répteis, aves e alguns mamíferos. Em humanos está relacionado com o desenvolvimento da bexiga urinária.
Na gastrulação também temos a formação do arquêntero, que pode se chamado de intestino primitivo, e a formação do blastóporo, que é o ponto de invaginação da gastrulação.
Em alguns animais, o blastóporo dá origem à boca, e são chamados de protostômios. Quando o blastóporo dá origem ao ânus, são chamados de deuterostômios.
http://www.forp.usp.br




FORMAÇÃO DA NÊURULA
A formação do sistema nervoso é um evento marcante no desenvolvimento
embrionário. O estágio em que isso ocorre é denominado nêurula.


Formação do tubo neural 

O achatamento das células ectoblásticas dorsais do embrião constituem a placa neural. Em seguida, a placa neural sofre invaginação formando o sulco neural, que se aprofunda unindo os seus bordos, formando o tubo neural. 
Inicialmente, o tubo neural apresenta duas aberturas, sendo uma anterior: o neuróporo, que se comunica com o meio externo; e o neurentérico, que estabelece comunicação com o arquênteron. Posteriormente, ambas as aberturas são fechadas, e o canal neural se transformará no sistema nervoso central.




O anfioxo 

O anfioxo pertence ao grupo dos cefalocordados. São animais marinhos pisciformes, transparentes e muito pequenos, com cerca de 6 cm.
Seu rosto está disposto na extremidade anterior, logo abaixo está a cavidade bucal, circundada por cirros.
Como são transparentes, é possível observar seus músculos em forma de V, e suas gônadas também ficam bem nítidas com a transparência, essas estão localizadas na região ventral do corpo.


Um comentário: